Crianças com medo de ir ao dentista é algo comum durante a infância, mas isso torna a visita ao consultório uma tarefa difícil para os adultos e pode prejudicar até a saúde bucal infantil.
Confira a seguir algumas dicas para ajudar a acalmar e diminuir a insegurança dos pequenos:
1. Leve a criança ao dentista desde cedo
Para que se torne algo familiar para a criança ir ao dentista, é preciso criar uma rotina desde cedo. Assim o seu filho não tem motivos para ter medo ou fique aflito com algum procedimento.
2. Não transmita irritação ou medo perto do seu filho
As crianças conseguem sentir se os pais ou responsáveis estão nervosos em determinadas situações, demonstrar calma e transmitir segurança são peças chaves para ajudar quando seu filho está com medo.
3. Deixe-o conhecer o ambiente
Deixar a criança olhar os instrumentos, brincar com a cadeira, se necessário o dentista pode mostrar na boca dos pais como será o procedimento, tornar o momento mais leve ajuda a distrair do medo.
4. Conte com profissionais especializados
Uma boa maneira de melhorar o atendimento odontológico do seu filho é escolher um odontopediatra, ele tem formação e treinamento específico para lidar com os medos e insegurança das crianças.
5. Dê exemplo
Pais que têm medo de dentista costumam transferir isso aos filhos, mesmo sem querer. Seu filho sempre deve ter em mente que a ida ao dentista é divertida. Utilize histórias lúdicas, músicas e vídeos para esclarecer as dúvidas e receios.
Na Pérola Odontologia você pode contar com profissionais preparados para deixar a consulta ao dentista um momento divertido, dinâmico e saudável para o seu filho.
0 comments on “5 dicas para seu filho perder o medo de ir ao dentista.”