Dentes desgastados: o que eu posso fazer?

Apesar do esmalte dentário ser o tecido mais forte do corpo humano, com o passar do tempo, ele pode acabar se desgastando e causando problemas irreversíveis aos dentes. Quando ocorre o desgaste, eles se tornam vulneráveis e, em alguns casos, podem gerar complicações que causem a perda dentária.

Neste artigo, vamos explicar os principais tipos de desgaste dentário e como preveni-los, ajudando você a manter um sorriso saudável.

Como identificar o desgaste dos dentes?

Os principais sintomas que indicam dentes desgastados geralmente estão relacionados a descoloração, aumento da sensibilidade, dentes lascados por conta da fragilidade e as pontas com aparência transparente.

Existem diferentes tipos de danos aos dentes e eles variam de acordo com o fator causador do problema. São classificados da seguinte maneira:

Abrasão

Esse é o tipo mais comum e acontece por conta do atrito entre os dentes superiores e inferiores durante a mastigação.

Erosão

Causada por um processo químico, está associada a bactérias que danificam o esmalte dentário. Seu surgimento está relacionado ao consumo excessivo de ácidos como vinagres, sucos cítricos, tomate e outros.

Abfração

Ela é causada pelo estresse oclusal acima do normal. A pressão rompe os cristais do esmalte, causando o surgimento de erosão na área, normalmente ocorre em apenas um dente e pode ocasionar retração gengival e hipersensibilidade.

Como prevenir o desgaste dentário?

A melhor maneira de evitar o desgaste dos dentes é por meio da prevenção. Mudar alguns hábitos pode ajudar o paciente a prevenir danos aos dentes como não fazer pressão excessiva e persistente durante a escovação e não ingerir alimentos ácidos. Também é recomendado procurar um profissional da saúde em caso de gastrite, problemas estomacais e bruxismo.

No entanto, caso o problema tenha ocorrido, é necessário que o paciente procure o dentista para evitar possíveis sequelas. Se o desgaste for causado por má oclusão, é possível identificar os sintomas de deterioração ainda no início. Contudo, quando o problema já está instalado, somente o profissional poderá indicar qual tratamento será feito, após investigação minuciosa para descobrir a causa do desgaste.

Você sofre com dentes desgastados? Agende uma avaliação na Pérola Odontologia e fale com nossos especialistas! Aqui você conta uma equipe preparada para entender a suas necessidade e oferecer o melhor tratamento para garantir a saúde do seu sorriso.

Gostou? Compartilhe!

0 comments on “Dentes desgastados: o que eu posso fazer?

Leave Comment