Ter gordura em excesso em diferentes partes do corpo pode causar desconforto, especialmente quando ela se acumula no rosto. A papada, em particular, é uma região que sofre com o acúmulo de gordura e, ao longo do tempo, aumenta sua flacidez, que é acelerada pelo envelhecimento natural da pele.
Para reduzir esse problema e definir melhor o contorno facial, muitas pessoas recorrem à lipo de papada, também conhecida como lipo enzimática, um procedimento estético que visa eliminar o excesso de gordura na região abaixo do queixo.
Com o aumento da procura, surgem também diversas dúvidas: Para quem é mais indicada? Como funciona? Quanto tempo de recuperação? Pensando nisso, separamos neste artigo as principais dúvidas sobre a lipo enzimática. Confira!
Como é feito?
A lipo de papada é realizada com ácido deoxicólico, uma enzima que dilui a gordura localizada e reduz o queixo duplo. A aplicação é feita com agulhas bem finas que distribuem o produto diretamente no local, ajudando na quebra das células adiposas e na definição do contorno do rosto.
O profissional desenha uma pequena marcação com 10 a 30 pontos na região submentoniana, com um espaço de um centímetro entre cada ponto. Depois, são aplicadas pequenas quantidades de ácido deoxicólico, provendo a quebra da gordura que será absorvida e eliminada pelo sistema linfático.
Pra quem é indicado?
A lipo enzimática pode ser feita para qualquer pessoa que deseja reduzir a gordura localizada na região da papada. No entanto, em casos mais severos em que há muito acúmulo de gordura, a aplicação pode não trazer resultados de primeira. Nesse caso, é recomendado que o paciente opte por outro tipo de procedimento.
Contudo, antes de qualquer coisa, o paciente deve fazer uma avaliação com o profissional de sua escolha. É ele que irá indicar a lipo de papada ou qualquer outro procedimento para amenizar a gordura abaixo do queixo.
O procedimento não tem corte?
A lipo de papada é realizada com a aplicação de enzimas que possibilitam a degradação da gordura, facilitando sua eliminação. Portanto, não há cortes para fazer o procedimento. A lipo enzimática é um tratamento minimamente invasivo, o que possibilita a volta da rotina no mesmo dia.
Como é a recuperação?
Por ser um procedimento menos invasivo, o paciente pode voltar à rotina normalmente após a lipo enzimática. A única recomendação é evitar fazer esforço físico. Contudo, em alguns casos, é recomendado complementar o tratamento com algumas sessões de drenagem linfática para evitar fibrose ou aparecimento de edemas.
Além disso, durante os 15 dias após o procedimento, estima-se o uso de uma faixa em torno do rosto, para garantir a cicatrização sem inchaços, mantendo o resultado esperado.
Em quanto tempo aparecem os resultados?
Vai depender do grau de gordura localizada do paciente. Em alguns casos os resultados aparecem após 15 dias do procedimento, em outros, quando há muito acúmulo de gordura, pode chegar até 30 dias para perceber os resultados.
Existem riscos?
A lipo enzimática é um procedimento não cirúrgico de baixa complexidade, portanto não há riscos. Contudo, o paciente deve se atentar na escolha de um profissional capacitado para realizar o tratamento e que atue em uma clínica devidamente regular.
Ademais, o ácido aplicado já está presente no nosso corpo, por isso não existem chances de ter uma rejeição do organismo.
Ficou com alguma dúvida ou tem interesse em fazer o procedimento? Nós podemos te ajudar! Agende uma avaliação na Pérola Odontologia e saiba mais.
0 comments on “Lipo enzimática: dúvidas frequentes”