Mastigar chiclete é uma prática comum que desperta curiosidade sobre seus efeitos na saúde bucal. A resposta para se o chiclete faz mal para os dentes depende de alguns fatores, especialmente do tipo de chiclete consumido, a frequência do hábito e a higiene dental de quem o consome.
Chicletes que contêm açúcar podem ser prejudiciais aos dentes. Quando o açúcar entra em contato com as bactérias presentes na boca, ele é metabolizado e transforma-se em ácidos. Esses ácidos podem desgastar o esmalte dentário, levando à formação de cáries. Portanto, o consumo frequente de chicletes açucarados pode aumentar o risco de problemas dentários.
Por outro lado, chicletes sem açúcar, especialmente aqueles que contêm xilitol, têm menos efeitos negativos à saúde bucal. O xilitol é um adoçante natural que não é fermentado pelas bactérias na boca, o que significa que não produz ácidos que danificam os dentes. Além disso, mastigar chicletes sem açúcar estimula a produção de saliva, o que ajuda a neutralizar os ácidos.
Ainda assim, o ato de mastigação repetitiva pode comprometer a saúde dos dentes por sobrecarregar a mandíbula e causar o desgaste dentário. Por isso, a prática deve ser evitada, especialmente se você tem o costume de mastigar o chiclete por muito tempo.
Que saber como está a sua saúde bucal? Entre em contato e agende uma avaliação na Pérola Odontologia!
0 comments on “Chiclete e saúde bucal: faz mal para a saúde?”