Dente quebrado ou lascado: será que tem conserto?

Quebrar um dente é uma experiência desagradável, mas isso acontecer durante as festas de fim de ano pode gerar um grande desconforto e mexer diretamente com a sua autoestima. Além da estética, a fratura em um dente pode comprometer a sua saúde bucal, causando infecções, dores e incômodo. Porém, nem tudo está perdido.

Independente da causa, quebrar ou lascar um dente tem algumas soluções e procurar um dentista é uma delas. É a partir da análise profissional que será identificado se o dente está quebrado ou fraturado e qual método será usado para consertá-lo. Pensando nisso, separamos neste artigo as principais dúvidas sobre dentes fraturados, quais métodos são usados para repará-los e os cuidados necessários para que isso não aconteça. Confira!

Como um dente pode sofrer fratura? 

Uma das principais causas de ter um dente quebrado está relacionado ao aparecimento de cáries. Nesses casos, você não consegue identificar o problema de primeira e, por conta disso, a cárie destrói a estrutura dental, deixando-o frágil e suscetível a fraturas.

Outros fatores como dentes mal posicionados na arcada e bruxismo podem influenciar as causas de fraturas ou lascas no dente. Além disso, caso você tenha o hábito de morder objetos duros ou abrir tampas com os dentes, está mais suscetível a ter um dano nos dentes.

Quais são os tipos de fraturas em dentes quebrados? 

Existem dois tipos mais comuns, a fratura radicular é uma lesão que ocorre na raiz do dente. Já a fratura coronária ocorre na parte visível do dente, sendo mais fácil de ser identificada.

Opções de tratamento para dentes fraturados 

Caso você sofra uma fratura no dente, deve procurar um dentista imediatamente. Quanto mais cedo ele for tratado, menor são as chances de adquirir uma infecção e também sofrer com dores absurdas. No entanto, o tratamento para restaurar os dentes vai depender da gravidade que ele se encontra. Confira a seguir as três principais soluções disponíveis.

• Restauração de resina

É recomendada para fraturas pequenas e médias. O procedimento é simples, basta preencher a parte quebrada com resina, fazendo com que o dente volte a ter sua forma original.

Há dois tipos de restauração, uma delas é realizada diretamente no consultório em poucas sessões. Já a outra, conhecida como indireta, a prótese é moldada em um laboratório e depois aderida ao seu dente.

• Coroa dentária 

Quando a fratura é muito extensa e atinge a porção superior do dente, a coroa dentária é a forma mais comum de reparar o dano. Essas facetas laminadas de cerâmica vão devolver as funções originais dos dentes. Além disso, quando o interior do dente fica exposto, é comum sentir muita dor, por isso, o profissional fará um canal durante o tratamento, que será finalizado com a colocação da coroa.

• Facetas 

São uma espécie de coroa, mas neste caso são compostas por porcelana ou resina que se encaixa perfeitamente sobre o dente quebrado, por conta do formato fino. Durante o procedimento, geralmente é feito o desgaste do esmalte do dente, para o encaixe ser perfeito. Uma das características deste tipo de procedimento é que ele deixa com um aspecto natural.

Como evitar quebras e lascas nos dentes? 

Para que você não sofra com fratura ou lascas nas festas de fim de ano, o ideal é evitar comer alimentos duros e abrir ou morder objetos com os dentes. Além disso, caso possua algum hábito como bruxismo ou dentes mal posicionados, procure ajuda profissional para tratar o problema e evitar danos no futuro.

Para isso, conte com a Pérola Odontologia. Nossa clínica conta com profissionais capacitados para resolver o seu problema. Comece o novo ano com a sua saúde bucal restaurada. Agende uma avaliação agora mesmo!

Gostou? Compartilhe!

0 comments on “Dente quebrado ou lascado: será que tem conserto?

Leave Comment