Existem situações em que a nossa saúde bucal fica prejudicada e, com isso, sorrir torna-se uma experiência dolorosa – o que JAMAIS deveria ocorrer!
A queilite angular é um dos motivos dessa situação. Essa inflamação, popularmente conhecida como “boqueira”, pode causar feridas doloridas e que atrapalham muito as atividades simples, como comer, conversar ou até mesmo sorrir.
Os primeiros sintomas são o ressecamento e descamação da pele ao redor da boca, além de sensibilidade e sensação de queimação. Geralmente, começam a partir de algumas causas comuns, até cotidianas, mas podem se agravar para machucados e fissuras que chegam a sangrar, se não forem devidamente cuidadas.
Algumas das causas mais comuns da queilite são:
- acúmulo de saliva nos cantos da boca;
- deficiências nutricionais (vitaminas do grupo B, ferro, ácido fólico); infecções fúngicas ou bacterianas;
- higiene bucal prejudicada; tabagismo;
- condições genéticas ou congênitas;
- dentaduras mal ajustadas.
Via de regra, o tratamento é simples, a depender da complexidade das feridas; podem ir desde uma hidratação adequada do local até o uso de suplementos e medicamentos específicos para tratamentos contra fungos ou bactérias.
A melhor forma de evitar o surgimento da queilite é através do cuidado na hora de evitar as causas que causam os primeiros sintomas: cuidar da higiene bucal, evitar o compartilhamento de copos e garrafas, manter os níveis de vitaminas e nutrientes dentro do recomendado por especialistas e hidratar os lábios e região ao redor da boca.
Vale lembrar que a queilite, quando causada por fungos ou bactérias, pode ser contagiosa e, em qualquer situação, pode se agravar caso não seja devidamente cuidada.
Como está a sua saúde bucal? Agende uma avaliação na Pérola Odontologia e tome um cuidado extra com seus dentes e sua boca!
0 comments on “Ferida no canto da boca? Pode ser Queilite Angular”