Medicamentos que afetam a saúde dos seus dentes

Apesar de necessários, existem diversos medicamentos que podem ter efeitos adversos sobre a saúde bucal, comprometendo a integridade dos dentes e das gengivas. Conhecer esses medicamentos é crucial para prevenir problemas dentários e manter uma boa higiene oral. Confira, abaixo, uma lista com os principais:

Antibióticos: antibióticos podem causar manchas nos dentes, especialmente se usados em crianças.

Essas manchas podem variar de amarelo a marrom, afetando a estética do sorriso.

Antidepressivos, remédios para pressão alta e anti-histamínicos: muitos antidepressivos estão

associados à xerostomia, ou boca seca. A redução da saliva aumenta o risco de cáries e doenças

gengivais, já que a saliva ajuda a limpar os dentes e neutralizar ácidos.

Quimioterápicos: pacientes em tratamento de câncer com quimioterapia frequentemente enfrentam

problemas bucais, como mucosite (inflamação da mucosa oral), que pode causar dor intensa e

dificuldades na alimentação e higiene oral. Além disso, esses medicamentos podem enfraquecer o

esmalte dos dentes.

Antipsicóticos: Medicamentos usados no tratamento de transtornos psiquiátricos podem causar

descoloração e aumentar o risco de cáries devido à redução do fluxo salivar.

É claro que abandonar o uso de remédios não é uma opção em muitos casos. Porém, para minimizar

os efeitos negativos desses medicamentos sobre os dentes, é essencial manter uma boa higiene oral,

incluindo a escovação regular, o uso do fio dental e visitas frequentes ao dentista. Além disso, os

pacientes devem informar seus dentistas sobre todos os medicamentos que estão tomando para que

possam ser tomadas medidas preventivas adequadas.

Você já sabia dessa informação? Que tal garantir um cuidado extra para sua saúde bucal com a Pérola Odontologia? Entre em contato e agende sua avaliação!

0 comments on “Medicamentos que afetam a saúde dos seus dentes