Sabe quando você olha no espelho e vê uma camada amarelada mais grossa e resistente sobre os dentes, que não pode ser removida com a escovação? Essa placa é o tártaro ou cálculo dental, uma formação de bactérias que pode causar muitos problemas – que vão muito além da estética do seu sorriso!
O tártaro, além de deixar o seu sorriso prejudicado, também pode causar inúmeros problemas que, se não forem devidamente cuidados, podem ocasionar a perda do dente ou até inflamações sérias. Quanto maior a área afetada pelo tártaro, maiores são os riscos, uma vez que a proliferação de bactérias pode alcançar os ossos mandibulares – responsáveis por manter os dentes fixos no lugar.
Essa placa bacteriana é causada pela má higienização dos dentes durante a escovação, permitindo que os micro-organismos presentes na boca se reproduzam e “grudem” nos dentes, criando o aspecto grosseiro e amarelado que vemos.
A melhor forma de evitar o surgimento do tártaro é através da escovação e uso de fio dental. Porém, principalmente pelos dentes do fundo da boca, que são mais difíceis de alcançar com a escova, é recomendado que, pelo menos duas vezes no ano, você visite o dentista. Apenas o profissional poderá remover a placa, se houver, e realizar uma limpeza completa na sua boca, evitando problemas de saúde futuros.
A remoção de tártaro caseira é extremamente perigosa e não é recomendada. Por ser uma placa rígida e muito grudada ao dente, na tentativa de retirada, podem ocorrer lesões na gengiva, língua, lábios ou, ainda, a fratura do dente. A única forma de tratamento para essa questão é através de uma limpeza realizada no consultório.
Dessa forma, você poderá ter, além de um sorriso lindo, uma saúde bucal muito melhor – e, de quebra, ainda evita inflamações gengivais, perda dos dentes e até entupimento das artérias!
Você sabe dizer se existe alguma formação de tártaro nos seus dentes? Nós podemos te ajudar!
Entre em contato, agende uma avaliação na Pérola Odontologia e tenha seus dentes sempre saudáveis e bonitos!
0 comments on “O que é e como evitar o tártaro? Saiba os malefícios!”