O impacto da chupeta na saúde bucal das crianças

Ser mãe é um desafio constante e nós sabemos e entendemos muito bem todas as preocupações que passam pela cabeça das mamães diariamente. Porém, você sabia que, mesmo antes de terem dentes, os bebês já precisam de cuidados com a saúde bucal?

Atentar para a limpeza e objetos que a criançada coloca na boca fazem toda a diferença na saúde bucal dos pequenos. Por isso, é preciso saber que a chupeta, mesmo sendo uma aliada poderosa na hora de acalmar e tranquilizar os filhos, pode trazer malefícios para o futuro que precisam ser levados em conta.

O primeiro deles é o desalinhamento dos dentes. Como a chupeta é utilizada durante o período de formação e crescimento dos dentes, pode ser que eles nasçam “moldados” ao bico do objeto, o que pode causar problemas de mastigação e digestão logo nos primeiros anos de vida.

Além disso, a chupeta também pode causar problemas de fala, prejuízos respiratórios e aumentar as chances de cáries. Por ser um objeto que constantemente é deixado sobre superfícies diversas, o acúmulo de bactérias também pode facilitar no surgimento de doenças virais e bacterianas se não for correta e frequentemente higienizado.

Para evitar esses e outros problemas, a solução mais recomendada é limitar o tempo de chupeta disponível ao longo do dia, restringindo-a ao horário de dormir, por exemplo. Também é importante atentar para a idade de recomendação de cada modelo de bico, para que os danos causados sejam menores com o tempo.

Outra estratégia é, desde os primeiros anos de vida, acostumar os pequenos ao consultório do dentista. Assim, pouco a pouco, os hábitos de higiene e cuidado passam a fazer parte da rotina e se tornam um hábito para a vida adulta.

Falando nisso, como anda a saúde bucal da criançada? Agende uma consulta na Pérola Odontologia e comece a cuidar dos dentinhos mais lindos do mundo desde já!

Gostou? Compartilhe!

0 comments on “O impacto da chupeta na saúde bucal das crianças

Leave Comment