Os Malefícios de Escovar os Dentes com Força e inadequadamente

A escovação dos dentes é um dos pilares fundamentais da saúde bucal, mas muitas pessoas não estão cientes dos danos que podem ser causados com os cuidados inadequados.

Neste blog post, você entenderá os malefícios dessa prática e forneceremos dicas importantes para uma escovação segura.

1. Desgaste do esmalte dentário:

Ao escovar os dentes com força excessiva, pode ocorrer um desgaste progressivo do esmalte dentário. Esse desgaste pode expor a camada interna mais sensível, chamada dentina, levando a problemas como sensibilidade dentária e aumento do risco de cáries.

2. Retração gengival:

Outro problema que pode ser gerado devido à limpeza incorreta é a retração gengival, ou seja, as raízes dos dentes são expostas devido à diminuição da gengiva que os protege. Isso pode resultar em sensibilidade gengival, desconforto durante a escovação e aumento do risco de desenvolvimento de doenças gengivais.

3. Lesões em outras regiões bucais

A escovação inadequada pode provocar machucados e sangramentos na gengiva, esse hábito pode lesionar outras partes moles da estrutura bucal, como os lábios e as bochechas. Além disso, é comum haver um desconforto posterior para escovar os dentes novamente, se alimentar e até para falar.

Dicas para uma limpeza adequada:

– Escolha uma escova de cerdas macias e substitua-a a cada três meses.

– Faça movimentos suaves ao escovar os dentes.

– Escove todas as superfícies dos dentes, incluindo a parte interna, externa e a superfície de mastigação.

– Utilize um creme dental com flúor para fortalecer o esmalte dentário.

– Complemente a escovação usando do fio dental todos os dias.

Além dos cuidados diários, é essencial consultar regularmente o seu dentista para garantir uma higiene bucal adequada e prevenir problemas mais graves.

Na Pérola Odontologia, cuidamos dos seus dentes com carinho! Aqui, você conta com profissionais qualificados para poder desfrutar de um sorriso saudável e radiante ao longo de todas a sua vida. Agende a sua consulta.

0 comments on “Os Malefícios de Escovar os Dentes com Força e inadequadamente